Biografia René

quarta-feira, 6 de agosto de 2014


René Descartes

Nascimento - 31 de março de 1596, La Haye em Touraine, França.
Falecimento – 11 de fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia.
Foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a idade moderna, também era conhecido como Renatus Cartesius. É considerado o primeiro filósofo moderno. Frequentou o colégio Jesuíta por cerca de oito anos, depois cursou Direito, formando-se dois anos depois. Sua principal obra foi “O Discurso do Método”.

9 comentários:

  1. Obras de René Descartes:
    "Regras para a direção do espírito" (1628);
    "O Mundo ou Tratado da Luz" (1632-1633);
    "Discurso sobre o método" (1637);
    "Geometria" (1637);
    "Meditações Metafísicas" (1641);
    "As Paixões da Alma" (1649).

    ResponderExcluir
  2. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.2 Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

    ResponderExcluir
  3. O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no College de la Flèche, O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no College de la Flèche.já graduado em Direito, ingressa voluntariamente na carreira das armas, uma das poucas opções “dignas” que se ofereciam a um jovem como ele, oriundo da nobreza menor da França. Durante os quase nove anos que serviu em vários exércitos, não se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes. A geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria, como um dos três apêndices do Discurso do Método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.

    ResponderExcluir
  4. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai damatemática moderna", é considerado um dospensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. 
    Antônio Henrique Junqueira
    1 ° A

    ResponderExcluir
  5. Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.

    ResponderExcluir
  6. Filósofo, matemático e fisiologista, o francês René Descartes é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. Seu pai era advogado, juiz, conselheiro do parlamento da província de Rennes. Possuía título de primeiro grau de nobreza, A mãe de Descartes morreu quando ele tinha apenas 1 ano (vítima de complicações pós-parto). René foi criado por uma babá e por sua avó, embora sempre tenha tido contato com o pai... Atendeu a vontade de seu pai, ainda em 1614 entrou para a Universidade de Pointier, onde cursos direito (curso com duração de 2 anos). Formou-se em 1616, mas não exerceu a profissão.

    Aluna: Maria Clara Lessa
    1º ano A

    ResponderExcluir
  7. Algumas frases :
    "Basta ajuizar bem para bem fazer, e julgar o melhor que nos seja possível para fazermos também o nosso melhor."
    ''A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.''

    ResponderExcluir
  8. Ele foi considerado um gênio da matemática, não pelo simples fato de ser extremamente inteligente, mas porque Descartes foi o primeiro a utilizar sistematicamente as letras do alfabeto para representar as constantes, as variáveis e as incógnitas. Também estabeleceu o uso dos expoentes e o símbolo da raiz quadrada.

    Camila Amorim

    ResponderExcluir
  9. Seu pensamento, de René Descartes foi revolucionário para uma sociedade feudal, na que ele nasceu, onde tinha influência da Igreja ainda era forte e quando ainda não existia um "conhecimento" já crítico as situações em volta. Ele também foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.

    ResponderExcluir

 
René Descartes © Copyright | Template By Kadu Souza |