René Descartes
Nascimento - 31 de
março de 1596, La Haye em Touraine, França.
Falecimento – 11 de
fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia.
Foi um filósofo,
físico e matemático francês. Durante a idade moderna, também era conhecido como
Renatus Cartesius. É considerado o primeiro filósofo moderno. Frequentou o
colégio Jesuíta por cerca de oito anos, depois cursou Direito, formando-se dois
anos depois. Sua principal obra foi “O Discurso do Método”.
Obras de René Descartes:
ResponderExcluir"Regras para a direção do espírito" (1628);
"O Mundo ou Tratado da Luz" (1632-1633);
"Discurso sobre o método" (1637);
"Geometria" (1637);
"Meditações Metafísicas" (1641);
"As Paixões da Alma" (1649).
Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.2 Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
ResponderExcluirO interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no College de la Flèche, O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no College de la Flèche.já graduado em Direito, ingressa voluntariamente na carreira das armas, uma das poucas opções “dignas” que se ofereciam a um jovem como ele, oriundo da nobreza menor da França. Durante os quase nove anos que serviu em vários exércitos, não se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes. A geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria, como um dos três apêndices do Discurso do Método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.
ResponderExcluirDescartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai damatemática moderna", é considerado um dospensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele.
ResponderExcluirAntônio Henrique Junqueira
1 ° A
Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.
ResponderExcluirFilósofo, matemático e fisiologista, o francês René Descartes é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. Seu pai era advogado, juiz, conselheiro do parlamento da província de Rennes. Possuía título de primeiro grau de nobreza, A mãe de Descartes morreu quando ele tinha apenas 1 ano (vítima de complicações pós-parto). René foi criado por uma babá e por sua avó, embora sempre tenha tido contato com o pai... Atendeu a vontade de seu pai, ainda em 1614 entrou para a Universidade de Pointier, onde cursos direito (curso com duração de 2 anos). Formou-se em 1616, mas não exerceu a profissão.
ResponderExcluirAluna: Maria Clara Lessa
1º ano A
Algumas frases :
ResponderExcluir"Basta ajuizar bem para bem fazer, e julgar o melhor que nos seja possível para fazermos também o nosso melhor."
''A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.''
Ele foi considerado um gênio da matemática, não pelo simples fato de ser extremamente inteligente, mas porque Descartes foi o primeiro a utilizar sistematicamente as letras do alfabeto para representar as constantes, as variáveis e as incógnitas. Também estabeleceu o uso dos expoentes e o símbolo da raiz quadrada.
ResponderExcluirCamila Amorim
Seu pensamento, de René Descartes foi revolucionário para uma sociedade feudal, na que ele nasceu, onde tinha influência da Igreja ainda era forte e quando ainda não existia um "conhecimento" já crítico as situações em volta. Ele também foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
ResponderExcluir